Glúten, o que é ?



Olá, gostava de explicar, para quem ainda não sabe bem o que é isto do glúten, que "bicho" é este.

Uma vez celíaco, celíaco para toda a vida! 

O glúten é uma substância presente na farinha de trigo, malte, centeio e aveia. É o responsável pela elasticidade das massas e é o que faz o pão crescer.

Quando consumida em excesso, esta proteína pode desencadear uma espécie de hipersensibilidade no organismo. 
A ingestão de glúten causa danos às vilosidades intestinais responsáveis pelo revestimento e absorção de nutrientes no intestino delgado, a inflamação das células e do intestino  pode levar a vários outros problemas, como o ganho de peso.

O sintoma mais clássico dessa doença é a diarréia crônica, causada pela inflamação no intestino delgado, que passa a apresentar falhas na absorção dos nutrientes. Além disso, os celíacos podem apresentar déficit no crescimento, atraso menstrual, esterilidade, aftas recorrentes e dificuldades para tratar anemia, já que o intestino não consegue absorver o ferro.

O glúten provoca inflamações que podem gerar inchaço, dores articulares e indisposição. Além disso, a maioria dos alimentos que possuem esta proteína é muito calórica.

Não há cura para essa doença, mas procurar um médico que indique uma dieta sem glúten é o melhor tratamento.

Restringir esta substância na alimentação ajuda na perda de peso, favorece a eliminação do excesso de líquidos, reduz o grau de inflamação do organismo, proporciona a correta absorção dos nutrientes pelo intestino, melhorando o funcionamento do órgão e, consequentemente, diminui o acúmulo de toxinas.

No grupo dos alimentos que não possuem glúten estão a tapioca, biscoito de polvilho, macarrão de arroz, pipoca, frutas, vegetais, legumes, carnes, ovo, arroz, feijão, quinoa, fubá, mandioca, milho, linhaça, trigo sarraceno, cacau e creme de arroz.


Ser portador de doença celíaca, comer bem e ter prazer no que come são perfeitamente compatíveis.
Basta fazer receitas deliciosas....

Comentários